quinta-feira, 16 de julho de 2009

Líquido Durante O Exercício Faz Mal ?


Por MAX FERNANDES

Recentemente uma importante revista de circulação nacional publicou um artigo alertando sobre os perigos da ingestão de líquidos durante o exercício,
por causa da hiponatremia. Denomina-se hiponatremia a redução de sódio no sangue. A hiponatremia foi diagnosticada na pesquisa em esforço, quando o nível de sódio apresentado era igual ou inferior a 135 mmol por litro de sangue e valores críticos considerados foram inferiores a 120 mmol . Sódio, cloro, potássio e outros elementos são chamados de eletrólitos e são importantes para a manutenção de nossas funções cerebrais, musculares, pulmonares e cardíacas.
A pesquisa analisada foi publicada por Christopher Almond e seus colegas no The New England Journal of Medicine em abril de 2005 e não tinha como objetivo falar mal da água durante o exercício.
O objetivo deste estudo foi identificar a incidência de hiponatremia depois da maratona e verificar as possíveis causas desta. Os pesquisadores queriam identificar os fatores que deixam o sódio ainda mais baixo depois do exercício.
A pesquisa foi feita na Maratona de Boston de 2002 com 488 corredores e o resultado mostrou hiponatremia em 13% dos corredores, sendo que 0,6 % tinha hiponatremia crítica depois de 42km e 195m.
A hiponatremia foi associada na pesquisa a ingestão excessiva de líquido, quando havia um consumo maior que 3 litros de bebida para hidratação ou consumo de muito fluido a cada 1600m, pelo menos. Estes corredores que tiveram hiponatremia não eram bem condicionados, fizeram um tempo de prova superior a 4 horas.
Os individuos menos condicionados já têm naturalmente menor adaptação hormonal, e por isso uma menor capacidade de reter sódio no esforço. O que deveria ser discutido é se a maratona é uma prova para qualquer pessoa fazer.
Outro problema da pesquisa foi que durante a prova não fizeram controle efetivo a respeito do líquido ingerido, pois não foi medido se o atleta bebia água ou isotônico, não houve controle da qualidade do fluido e sim da quantidade.
Se num copo cheio de água do mar retirarmos uma parte desta água, substituindo por outra potável, a água do copo ficará menos salgada. É isto que ocorre quando ingerimos apenas água em esforço muito prolongado quando a perda de eletrólitos é expressiva, diluímos o nosso sangue.
A ingestão de líquido moderadamente e equivalente a perda no exercício prolongado não faz mal, especialmente no calor, mas obviamente este fluído deve conter sódio, cloro e outras substâncias que perdemos no esforço em quantidade equivalente a esta redução, e não apenas água.

Professor RENATO ALVARENGA<

Nenhum comentário:

Postar um comentário